A psicoterapia como recurso para as escolhas

As perguntas. movem a vida.

Toda escolha traz em si uma pergunta: ir, não ir…falar, não falar…  fazer ou não fazer… separar ou continuar casado..  sim ou não… São infinitas as perguntas em nossas vidas.

Isso destaca um bom psicólogo: a capacidade de fazer perguntas.

Porque uma pessoa busca um profissional de psicologia? Essa busca pode ter diferentes motivações: você pode querer um conselheiro. Ou alguém que te ajude a enfrentar uma situação difícil. Ou ainda quem te ajude a achar uma resposta para uma crise. Pode querer alguém para modelar seu comportamento, como um mentor. Pode simplesmente querer desabafar, projetando no psicólogo um amigo, uma pessoa de confiança para te ouvir. Existem muitas razões além das já citadas. E todas elas são legítimas.

Para quem é a psicoterapia?

Para quem quer aprofundar… quem quer ver além da superfície.

Tem que querer amadurecer, enfrentar a dor que é deixar de ser um reagente à vida – aquele que só responde às circunstâncias…e reclama – para tomar as rédeas da situação, se tornar um agente, responsável pela sua vida e pela sua história.

Isso implica em reflexão, em se dispor a ouvir e pensar sobre perguntas feitas por alguém que não é do seu ambiente, mas que te pergunta sobre seus diálogos internos, seus pensamentos, emoções e desejos.

Uma pessoa que, com suas perguntas, te ajuda a olhar para sua mente, sua psiquê e até mesmo para o seu funcionamento corporal buscando o sentido dos acontecimentos, das suas ações e emoções na sua história.

Qual o benefício da psicoterapia?

 

Diz uma voz antiga que  conhecimento é poder.

Todo conhecimento de si traz consciência das potencialidades e também daquilo que, não sendo tão saudável, pode ser reajustado.

O caminho das perguntas que ocorre na psicoterapia -especialmente as com foco mais analíticos) faz com que as escolhas se tornem mais eficazes, mais sábias e, portanto, mais satisfatórias e construtivas.

E, se toda a nossa vida, todo o nosso dia, tudo que nós somos e que iremos nos tornar vem de uma escolha, a psicoterapia é o caminho para que essas escolhas sejam cada vez mais suas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *